Esse site utiliza cookies
Nova ferramenta facilita a padronização de imagens de perfil e assinaturas de e-mail na UFT
Criar assinaturas de e-mail e imagens de perfil personalizadas nos padrões de identidade visual da UFT agora está mais fácil com o sistema Gera +. Desenvolvido pela Fábrica de Software da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) em parceria com a Superintendência de Comunicação (Sucom), o aplicativo é voltado tanto para estudantes quanto para docentes, servidores técnicos e funcionários terceirizados que atuam em funções administrativas, e possui duas funcionalidades: gerar assinaturas de e-mail para contas institucionais e gerar imagens de perfil com o Selo UFT personalizadas com fotos dos servidores e estudantes ou com siglas e palavras-chave dos diferentes serviços e setores.
Segundo a jornalista Bianca Zanella, uma das integrantes da equipe responsável pelo projeto, o padrão de assinatura de e-mails foi instituído na Universidade em 2016, com a segunda edição do Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais, mas foi caindo em desuso ao longo do tempo. Um dos motivos para isso pode ter sido a sua dificuldade de implantação: como cada usuário precisava formatar a sua assinatura "manualmente" copiando o modelo, muitas vezes nesse processo a matriz acabava sendo alterada de forma equivocada. "Agora o modelo foi atualizado e, com esse sistema, se o usuário seguir corretamente as orientações de preenchimento dos dados no formulário, as chances de 'fugir do padrão' são consideravelmente menores porque os parâmetros, a posição e a ordem dos elementos estão mais bem definidos", explica ela.
Com relação às imagens de perfil, a ideia foi atender, com a mesma ferramenta, uma necessidade observada em diversos setores. "Nós notamos que muitas pró-reitorias e departamentos estavam improvisando para criar imagens de perfil com a Marca UFT e suas siglas. Alguns usavam o brasão, outros a marca, em cores, tamanhos e formatos variáveis, e às vezes essas edições acabavam distorcendo a identidade visual da Universidade", observa a coordenadora de comunicação, Gihane Scaravonatti. Outro problema identificado era que muitos setores usam simplesmente a Marca UFT, o que dificulta a identificação das unidades específicas ou a diferenciação dos setores remetentes, por exemplo, no Whatsapp ou em mensagens trocadas por correio eletrônico. A solução encontrada foi, então, disponibilizar alguns modelos do Selo UFT em diferentes cores e formatos e, pelo sistema Gera+, possibilitar aos setores inserir suas siglas ou palavras de identificação para criar imagens customizadas que podem ser utilizadas tanto em contas de e-mail quando em perfis de redes sociais institucionais.
Para contas de e-mail individuais "@uft", o sistema permite aos usuários fazer o upload de suas fotos de rosto e editá-las com molduras que também levam o selo da Universidade. O uso não é obrigatório, mas recomendado pela Sucom. "Nós sugerimos a utilização dessa moldura como forma de diferenciar e-mails e contas de Whatsapp de trabalho das contas pessoais. Além disso, não indicamos a utilização do selo ou da marca, somente, como imagem de perfil dos e-mails institucionais individuais dos servidores pensando em termos de trabalho remoto: colocar a foto de rosto é uma forma de humanizar as interações interpessoais no âmbito da Universidade, sobretudo quando nossos contatos se dão cada vez mais através do e-mail ou de reuniões via Google Meet", reforça Bianca.
Além dos modelos nas cores tradicionais da Universidade, os modelos disponibilizados no sistema serão atualizados periodicamente pela Sucom com versões especiais do selo referentes a datas comemorativas e a causas que a UFT apoia, o 'Outubro Rosa' e 'Fevereiro Laranja e Roxo'". As primeiras versões especiais, que já estão disponíveis, são alusivas ao aniversário de 20 anos da Universidade, com o selo comemorativo criado pela servidora Mayara Sousa, e poderão ser usadas ao longo de todo o ano de 2023. O uso do selo da UFT em fotos de perfis pessoais no Facebook, Instagram e outras redes sociais também é permitido para aqueles que quiserem se identificar como membros da Instituição. "Especialmente nesse momento em que estamos envolvidos nessas comemorações de aniversário, ou para apoiar causas coletivas, não há problema que as pessoas façam esse uso e se apresentem com o nome da Universidade. Esse engajamento nas redes é bem-vindo para fortalecer a comunidade UFT", afirma o superintendente de comunicação, Kleber Abreu.
Segundo ele, a intenção da Sucom com o lançamento dessa ferramenta é não somente orientar a padronização das assinaturas de e-mail e das imagens de perfis institucionais, mas também incentivar o uso do e-mail institucional. "É fundamental que todos os servidores docentes e técnicos-administrativos, estudantes e funcionários terceirizados acessem regularmente os seus e-mails da UFT, pois esse é um dos principais canais que temos, hoje, para fazer chegar às pessoas informações importantes que precisam ser de conhecimento de todos no âmbito da Universidade", destaca ele.
O Gera+ é mais uma solução digital criada pela Fábrica de Software - equipe supervisionada por desenvolvedores da Protic que conta com a colaboração de alunos do curso graduação em Ciência da Computação. "Tecnicamente, esse é o primeiro sistema que nós desenvolvemos em que conseguimos otimizar o uso de armazenamento do código no servidor, reduzindo isso quase pela metade. Esse diferencial não é perceptível para os usuários, mas é algo importante que já começamos a replicar para outros sistemas e que nos ajuda a economizar recursos nos servidores da infraestrutura. Além disso, graficamente, conseguimos deixar o Gera+ com um padrão visual mais moderno em relação a sistemas que desenvolvemos anteriormente, o que esperamos que seja positivo para a usabilidade", ressalta o desenvolvedor Murilo Valadares.