Atenção!
Novo Portal UFT abre espaço para textos de opinião
Entre as diversas novidades do novo Portal UFT, que passa a ser o câmpus virtual oficial da Universidade Federal do Tocantins a partir desta segunda-feira, 13 de maio de 2024, está a estreia de um novo tipo de conteúdo no site da Instituição: a partir de agora, além das notícias produzidas e editadas pela equipe de Jornalismo, passarão a ser publicados textos opinativos escritos e enviados por autores e autoras que fazem parte da comunidade UFT.
Seguindo os moldes do que já é feito em sites de outras universidades, os textos opinativos serão publicados com a curadoria da Superintendência de Comunicação (Sucom) e deverão seguir diretrizes espec´íficas: deverão ser originais, não poderão ser anônimos, não poderão conter desinformação, incitar violência ou discriminação, não poderão caracterizar promoção pessoal ou de terceiros, entre outras proibições, inclusive a restrição de não repetição de autores no intervalo de três meses para fomentar a diversidade de participações. Apesar das restrições, os textos poderão abarcar temas diversos, desde assuntos científicos, acadêmicos e institucionais até esportes, cultura e lazer ou outros mais polêmicos, como política e religião.
Em consonância com os valores da UFT que prezam pelo respeito à diversidade, a transparência, o comprometimento com as comunidades, a inovação, a justiça social e a formação ético-política, a intenção da equipe de Comunicação com essa novidade no Portal UFT é abrir espaço para a participação no ambiente institucional, fortalecer a cultura de debates e argumentação com respeito às diferenças e à pluralidade de opiniões. "A abertura desse espaço cumpre também a função pedagógica de demonstrar que, apesar da polarização que se estabeleceu como regra nas diferentes esferas sociais, ainda somos capazes de dialogar e de realizar debates com qualidade e respeito, e a Universidade deve ser exemplo disso para a sociedade", explica a jornalista Bianca Zanella.
Os textos deverão ser enviados em Português, priorizando-se a norma culta da Língua, mas neologismos, especialmente os relacionados com novas formas de uso do idioma para maior inclusão de gênero, serão permitidos, assegurando-se a livre forma de expressão. Além disso, também serão aceitos textos em Língua Brasileira de Sinais (em vídeo) e textos escritos em idiomas indígenas, desde que enviados com a tradução por escrito em Português.
Qualquer pessoa pode colaborar como autor ou autora, incluindo estudantes, professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e membros da comunidade em geral, mesmo que sem vínculo formal com a UFT. Em períodos de eleições, serão adotadas diretrizes específicas para garantir o alinhamento às normas eleitorais, e assim espera-se que o espaço possa contribuir com os debates e o fortalecimento do ambiente democrático.
Sem periodicidade definida para publicação (a depender das participações e do fluxo de seleção e edição dos artigos enviados), os textos opinativos no Portal UFT irão aparecer na lista de Notícias e nos destaques do site, sempre identificados pela tag "Opinião" e pela inscrição "Ponto de Vista" - expressão que dá nome à seção - antecedendo os títulos.
O reitor Luís Eduardo Bovolato e o vice-reitor Marcelo Leineker foram convidados para inaugurar a seção e, logo na estreia, nos brindam com dois textos abordando, justamente, a importância desse espaço.
Primeiros textos
