Esse site utiliza cookies
Podcast Radar Ambiental estreia com dez episódios sobre temas importantes
Ampliar o diálogo, o conhecimento e a conscientização ambiental: estas são algumas das propostas do Radar Ambiental UFT, o podcast/videocast do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), do curso de Engenharia Ambiental, que será lançado nesta segunda-feira (30).
Acompanhe o Radar Ambiental UFT pelo Spotify e pelo YouTube.
Sobre o Radar Ambiental
A primeira temporada do Programa Radar Ambiental UFT, deste ano, trará dez episódios de entrevistas com profissionais, pesquisadores, estudantes e outras pessoas envolvidas nos debates mais atuais e relevantes ligados à temática ambiental, como os incêndios florestais, poluição atmosférica, resíduos sólidos, crise e justiça climática, mercado de carbono, práticas ESG, ecoturismo, agroflorestas, cidades sustentáveis e inteligentes, entre outras.
Quem conduz os bate-papos do Radar Ambiental UFT é Gil Pereira, estudante do curso de Engenharia Ambiental e bolsista do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP).
Gil, que já vem de uma sólida trajetória profissional como instrutor e condutor ambiental, inicia seu mergulho, agora, na experiência da comunicação ambiental, uma entre as várias frentes propostas pelo PIP Engenharia Ambiental aos estudantes que atuam na equipe do programa. “Este programa vem com a intenção de consolidarmos mais uma fonte confiável de informação para o público em geral focado em temas relacionados ao meio ambiente, além de colocarmos a Universidade presente nos mais diversos meios de comunicação”, destaca Gil.
O primeiro episódio lançado traz uma entrevista com o professor Erich Collicchio, coordenador do PIP, onde ele conta mais sobre o projeto, seus objetivos e as principais ações a serem implementadas.
Sobre o PIP Engenharia Ambiental
O PIP do curso de Engenharia Ambiental é coordenado pelo professor Erich Collicchio e conta com a tutoria de Vanessa Alves, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agroenergia Digital, e com a participação de estudantes bolsistas e voluntários da graduação no desenvolvimento de diversas atividades.
Esse projeto promove uma série de ações voltadas ao aprimoramento pessoal e acadêmico, abrangendo monitorias, cursos, palestras, parcerias, oportunidades profissionais, conexões entre pessoas, uso de novas tecnologias de informação e comunicação e outras iniciativas que visam, principalmente, a formação dos estudantes de Engenharia Ambiental do Câmpus de Palmas.
Porém, algumas das iniciativas também foram pensadas para alcançar o público externo: o Radar Ambiental é uma delas, traduzindo temas complexos da área para uma linguagem simples, sendo uma fonte atualizada e confiável de informação sobre os desafios e inovações que envolvem a conservação do nosso planeta.
Segundo o professor Erich, as ações do PIP Engenharia Ambiental foram concebidas em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso, o PDI da UFT e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Nesse contexto, o PIP visa implementar um conjunto de iniciativas para contribuir e fortalecer processo de ensino e aprendizagem, promovendo um ambiente de aprendizado eficiente, dinâmico, criativo, inovador, interativo e inclusivo, buscando o alinhamento ao mercado de trabalho e que favoreça o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional dos estudantes”, esclarece ele.
Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo PIP do curso de Engenharia Ambiental e quem são os participantes do Programa.