Esse site utiliza cookies
Prograd publica nota técnica com orientações sobre a reposição do calendário acadêmico de 2024
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou uma nota técnica que estabelece orientações sobre o período de reposição do Calendário Acadêmico de 2024, devido aos impactos da greve. As diretrizes foram elaboradas pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico, em conformidade com a Resolução Consuni nº 100/2023.
O documento tem considerações principais a Manutenção do Calendário Acadêmico, ou seja, apesar da deflagração da greve, o Calendário Acadêmico não foi suspenso, resultando em diferentes datas de início e retorno às atividades entre os câmpus e cursos. Outro ponto de consideração é a Necessidade de Reposição, de acordo com a nota é essencial organizar e garantir a reposição das atividades acadêmicas do ano letivo de 2024, especialmente para o semestre de 2024.1, e planejar adequadamente o semestre de 2024.2.
A nota ainda dá orientações específicas para cada Câmpus e situação. Confira abaixo as informações:
Gurupi, Palmas e Curso de Letras-Libras (Porto Nacional)
- O semestre de 2024.1 será finalizado conforme o Calendário Acadêmico Regular, com o período para defesa de TCCs estendido até a 1ª semana de agosto.
- O semestre de 2024.2 terá início em 5 de agosto de 2024.
- Docentes que aderiram à greve devem repor os encontros durante os intervalos do Calendário, incluindo recesso, exames finais, dezembro e fevereiro. A coordenação deve permitir a quebra de pré-requisito para as disciplinas do próximo semestre.
- As disciplinas não finalizadas devido à greve permitirão trancamento pelo acadêmico e reposição nos intervalos do semestre, sem a utilização de formato online.
Câmpus de Arraias, Miracema e Porto Nacional (exceto Letras-Libras)
- O semestre de 2024.1 será concluído em 21 de setembro de 2024.
- O semestre de 2024.2 terá início em 30 de setembro de 2024.
- Docentes e cursos com diferentes períodos de adesão à greve devem realizar a reposição nos intervalos do Calendário, e informar à Prograd sobre a adesão ao formato de reposição.
Atividades a Distância
- Cursos de graduação presenciais da UFT não podem desenvolver atividades remotas ou online semelhantes ao período de excepcionalidade da pandemia de COVID-19.
- A oferta de carga horária na modalidade a distância deve estar prevista no Projeto Pedagógico do Curso e seguir a Portaria MEC 2.117/2019.
A nota também deixa claro que o semestre de 2025.1 terá início em 10 de março de 2025 e que os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico da Pró-reitoria de Graduação.
Mais detalhes, acesse a nota técnica completa no link abaixo: