Esse site utiliza cookies
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos realiza ação em parceria com a Adapec
Entre os dias 20 e 24 de novembro, ocorreu o curso de Capacitação em Higiene e Segurança de Alimentos, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e pelo curso Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), destinado ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE/TO).
No evento, a professora Claudia Auler, do curso de Engenharia de Alimentos e membro permanente do corpo docente do PPGCTA, ministrou a palestra de abertura, intitulada "Principais Microrganismos Contaminantes de Alimentos, Características, Meios de Isolamento e Interpretação de Laudos de Laboratório" que teve como objetivo fornecer uma visão abrangente dos microrganismos que podem comprometer a segurança dos alimentos.
Foram exploradas as características desses agentes contaminantes, os métodos de isolamento e a interpretação de laudos laboratoriais: "Essa abordagem é fundamental para a compreensão e controle eficaz dos riscos microbiológicos na produção de alimentos", contou a professora.
Também foi ministrado o curso prático “Análise microbiológica de mãos de manipuladores de alimentos e análise de aeróbios mesófilos em alimentos de origem animal” realizado nos laboratórios de Microbiologia de Alimentos (LMA), Microbiologia Aplicada da Engenharia de Alimentos e no Laboratório de Higiene e Microbiologia de Alimentos do curso de Nutrição. A escolha dos temas reflete a importância da higiene pessoal e do controle microbiológico nos produtos alimentícios. A prática laboratorial proporcionou aos participantes uma experiência “mão na massa”, permitindo a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos na palestra de abertura.
Para o gerente de Inspeção Animal da Adapec e gestor do SIE e SISBI no Tocantins, Antônio José de Sousa Caminha, comentou que "a parceria entre a UFT e a Adapec é fundamental para o SIE que tem registrado em seu serviço 43 indústrias, e responde por um PIB que ultrapassa 1 bilhão/ano, a participação da doutora Cláudia Auler é de extrema importância no treinamento dos nossos técnicos. Especialmente no que se refere a análises microbiológicas, posto que é um dos controles que o SIE faz sobre a qualidade dos produtos ofertados ao consumidor no Tocantins e no Brasil", explicou.
Os laboratórios da UFT ofereceram um ambiente propício para o aprendizado prático, equipados com recursos que garantiram uma experiência enriquecedora.
A professora Claudia Auler acredita que a união entre teoria e prática é fundamental na formação de profissionais capacitados para atuar no setor de alimentos: "Estou confiante de que os conhecimentos e habilidades adquiridos contribuirão significativamente para o aprimoramento das práticas realizadas pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, relacionadas a higiene e segurança dos alimentos".
Sobre o SIE
o SIE é responsável pelo registro e fiscalização das empresas que produzem matéria prima, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, preparam, acondicionam, embalam produtos de origem animal, tais como: carne, leite, pescado, ovos, mel e seus derivados, que fazem a comercialização no estado do Tocantins.