Esse site utiliza cookies
Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas abre inscrições para ingresso de aluno regular 2025.2
As inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas, com início previsto para o segundo semestre de 2025, foram abertas no dia 2 de janeiro e seguem até 10 de março de 2025.
As linhas de pesquisa do PPGHISPAM (Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas) têm como objetivo principal a qualificação de profissionais para atuarem em áreas como arquivos, museus, bibliotecas públicas, gestão pública e no ensino superior e básico. Além disso, buscam formar historiadores capacitados para a análise crítica e reflexão sobre questões essenciais relacionadas às diversidades históricas e culturais das populações amazônicas. A seguir, estão as descrições detalhadas das linhas de pesquisa:
Linha de Pesquisa 1 - Memórias, patrimônios e organização dos espaços culturais amazônicos:
A linha tem como foco a realização de pesquisas tanto sobre a história e cultura das populações amazônicas quanto sobre a organização de arquivos relacionados às memórias das populações tradicionais e sistematização de documentos que formam o patrimônio cultural de movimentos políticos, sociais e culturais, tais como: agrário, educacional, religioso e jurídico por meio de fontes históricas diversas (oficiais,privadas e orais).
Linha de Pesquisa 2 - Ensino e fontes das diversidades culturais amazônicas:
A linha se ocupa dos saberes envolvendo as populações amazônicas como a formação de profissionais em educação, com a capacitação de trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus, sindicatos e agremiações sociais, bem como com instituições públicas e privadas compromissadas com as populações tradicionais. A linha destaca a importância da composição das fontes para a identificação, interpretação e escrita da história.
São oferecidas 18 vagas. Dentre as 18 vagas, 3 para servidores da UFT - Programa de Incentivo à Qualificação de Servidores; 4 serão reservadas para cotas sendo: 2 vagas para indígenas e 2 vagas para afrodescendentes ou quilombolas. Caso não haja preenchimento das vagas de um dos grupos, as mesmas serão destinadas para a ampla concorrência.
O resultado final da seleção será divulgado de forma classificatória. Caso haja desistência de algum candidato até 30 (trinta) dias após o período de matrícula, o programa poderá convocar os candidatos classificados para a efetivação da matrícula. A convocação, no entanto, será realizada conforme a demanda do programa, não sendo obrigatória.