Esse site utiliza cookies
Protic fará manutenção programada em sistemas e soluções de TIC da UFT em janeiro de 2024
A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação Comunicação (Protic), por meio da Diretoria de Infraestrutura Tecnológica, informa à comunidade acadêmica que todos os sistemas e soluções da UFT passarão por manutenção programada no período do dia 7 ao dia 21 de janeiro de 2024.
A manutenção é necessária para a realização de backup, configuração de servidores, migração de clusters e instalação física de novos equipamentos adquiridos. O principal objetivo é realizar a atualização de soluções existentes e contribuir para a garantia da continuidade dos serviços essenciais oferecidos pela UFT à comunidade acadêmica.
Durante a janela de manutenção todos os serviços podem ficar instáveis, ou seja, indisponíveis por um período curto de tempo diversas vezes durante todo o dia. Diversos sistemas serão impactados, como por exemplo, o Portal do Aluno, Portal do Professor, Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Moodle, Portal da UFT, Eduroam, UFT Visitantes e etc.
Sistema de Informações para o Ensino (SIE)
A primeira etapa da manutenção programada é a realização do backup do banco de dados do SIE e manutenção do Sistema de Gestão de Banco de Dados do DB2. Assim, ao longo da primeira semana, todas as soluções integradas ao SIE, como os portais do professor e aluno, e demais sistemas integrados ficarão indisponíveis completamente.
Benefícios Esperados
A manutenção programada contribui para a estabilidade geral dos sistemas, reduzindo a probabilidade de falhas inesperadas ao longo do semestre letivo, permitindo a identificação e correção proativa de possíveis problemas nas soluções da UFT, aumentando a confiabilidade e eficiência nos serviços oferecidos.
Segundo o Analista de TI, Marluzio da Silva Leite, "a manutenção proporciona a oportunidade de incorporar novas tecnologias na infraestrutura tecnológica da UFT, que visa contribuir com a otimização do desempenho dos sistemas e permitir um uso mais eficiente por parte dos usuários. Além disso, a manutenção também vai reforçar questões de segurança da informação ao aplicar atualizações e cumprir requisitos obrigatórios exigidos por normas específicas do Governo Federal".
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo email atendimento.protic@uft.edu.br ou WhatsApp institucional da Protic, o telefone (63) 3229-4034.