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Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional: 10 anos celebrando história e educação
O programa Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional completa 10 anos de trabalho e eles comemoraram fazendo o que amam e nasceram para fazer: realizando excursões no Centro Histórico de Porto Nacional, uma das localidades mais bonitas do Tocantins, com um grupo de estudantes do 8º ano do Colégio Olimpo, de Palmas. . Teve visita à Catedral Nossa Senhora das Mercês, ao Museu Histórico Municipal, ao Seminário São José, além de percorrer ruas e edificações que representam lugares de memória.
A manhã começou com um café da manhã coletivo no espaço do Centro de Educação e Reabilitação Infantil (Ceri), chamado de Centrinho, criado pela Comsaúde em maio de 1993. A Comsaúde é parceira do programa e hoje, sua base fica no prédio da primeira sede do Colégio Coração de Jesus. Lá, os adolescentes, com a equipe do Programa, puderam conversar, brincar com as crianças, conhecer mais a história e realizar boas ações, como a doação de leite.
Vera Lucia Martins da Mata, coordenadora do Ceri, relata que é muito gratificante receber essas visitas e doações, pois são extremamente aproveitadas e importantes para o trabalho do centro, que atende famílias vulneráveis da região. O filho de Gabriela Martins é atendido pelo Centrinho, e ela acompanhou a visita com atenção. Gabriela comentou que apreciou a interação entre as crianças e os adolescentes, e que seu filho recebeu muito carinho. E se o assunto é carinho, foi exatamente isso que vimos nos olhos da estudante de 13 anos, Maria Vitória. Ela, que adora crianças, não se cansou de oferecer colo e expressou sua alegria em poder contribuir e passar um tempo de qualidade com essas crianças.
Descoberta
Alimentado o corpo e com o coração aquecido, o grupo seguiu para conhecer um pouco mais da história de Porto Nacional. Como eram numerosos, a equipe do Roteiro Geo-turístico os dividiu em três grupos que seguiram uma trilha de descobertas e muito aprendizado. Em cada ponto, uma história diferente, aprendizado sobre edificações, materiais usados, inspirações, restaurações e tantas outras curiosidades.
Vitor Rocha tem treze anos e acompanhou a vista atento e com sorriso no rosto. Ele achou tudo bem interessante por ser uma experiência nova para ele, afinal ele não conhecia o município de Porto Nacional e suas belezas e histórias. Ao contrário dele, Marina Cavalcante já conhecia a cidade, pois parte da sua família mora na região e ela sempre vem a passeio. Mas este fato não fez com que ela não se encantasse. Ela afirma que é sempre bom estar conhecendo mais, que ela sabia de alguns pontos da história da igreja, por exemplo, só que agora ela descobriu muito mais coisas que ela não tinha ideia antes.
O encantamento era geral, a aluna Sofia Valente destacou as peculiaridades das construções: “elas são bem coloniais, bem bonitas e também ficaram por tanto tempo em pé”, mencionou com admiração.
E realmente é este tipo de encantamento que não só o programa Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional busca gerar nas pessoas, mas também uma das professoras que idealizou o passeio com a turma. Selma Almeida Noleto, professora do Colégio Olimpo de Palmas, enfatiza que a visita faz parte do projeto "Conhecer, Para Acolher e Cuidar", idealizado há alguns anos pelo colégio. “Eu, como professora de História, Filosofia e Sociologia, estou envolvida porque acreditamos que só cuidamos do que conhecemos. Falamos muito sobre a missão da escola de ajudar na construção de uma identidade e um sentimento de pertença, e essa construção é uma relação afetiva que começa com o conhecimento. Conhecendo a história do Tocantins, formamos jovens comprometidos com a construção de um futuro melhor para todos”.
Não é à toa que ela é entusiasta de programas como os desenvolvidos pela professora Rosane Balsan. “Eles são essenciais, pois criam uma ponte entre a universidade e a escola, o que é fundamental. Ambos os espaços são voltados para a educação e compartilham objetivos comuns com essas crianças e jovens. Esses programas facilitam para nós, educadores de escolas, o contato com a realidade histórica do nosso estado. Portanto, são uma ponte importante e fundamental que devemos reconhecer e valorizar. Acredito que o estado todo deve incentivar a continuação e o surgimento de outros projetos”.
O Programa
O programa Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) através do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) e apoiado pelo Laboratório de Geografia do Turismo (Labgeotur), celebra dez anos de trabalho. Iniciado em maio de 2014, o projeto visa preservar o patrimônio histórico e cultural de Porto Nacional–TO, promovendo atividades de educação patrimonial com estudantes, visitantes e a comunidade local. Durante a pandemia, o programa se adaptou para continuar suas ações por meio de transmissões ao vivo, demonstrando resiliência e compromisso com a comunidade. A professora Rosane, coordenadora do programa, destaca a importância de dialogar com jovens sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro e a transmissão de conhecimentos de história, geografia e arquitetura.
Inspirado por outros projetos, como o Roteiro Geográfico do Rio, em memória ao professor João Batista Ferreira de Mello, e o Roteiro Geo-turístico da professora doutora Maria Goretti da Universidade Federal do Pará, o programa de Porto Nacional foi pioneiro no Tocantins e já tem planos para expandir. Rosane menciona que existem projetos formatados para as cidades de Pedro Afonso e Dianópolis, impulsionados por teses de mestrado e doutorado de ex-orientandos. A professora enfatiza a necessidade de apoio, especialmente do poder público, para implementar esses novos roteiros e promover o turismo pedagógico e educacional.
O que move a professora Rosane a continuar com o programa é o entusiasmo e o brilho nos olhos dos alunos. Mesmo com as dificuldades de trabalhar em campo sob sol, vento e chuva, ela é motivada pela curiosidade e vontade dos estudantes de aprender sobre a história e o patrimônio de Porto Nacional. Nos próximos dez anos, Rosane planeja continuar avançando com novas ideias, incluindo a criação de um mascote para o programa. O sucesso do projeto é evidenciado pelos prêmios recebidos e pelo impacto positivo na carreira dos ex-bolsistas, muitos dos quais se tornaram profissionais concursados e continuam a contribuir para a educação e preservação do patrimônio cultural.
Continuidade
Como Rosane sempre destaca, não se faz nada sozinho. E ao longo dos anos, muitas pessoas passaram pelo projeto, que hoje é um programa, e outras têm chegado. A exemplo da professora Benvinda Barros, que há dois anos ingressou neste programa. Segundo Rosane, "Hoje, tenho mais dois colegas da UFT, um técnico e uma professora me auxiliando em campo, que é a maior dificuldade, recebendo os alunos e caminhando entre as ruas. A colaboração desses profissionais tem sido essencial para a continuidade e expansão das nossas atividades, demonstrando que o trabalho coletivo é fundamental para o sucesso do programa".
Benvinda complementa, ressaltando a importância de os alunos, mesmo aqueles de Porto Nacional, compreenderem a relevância do patrimônio histórico da cidade. "É muito importante porque os nossos alunos, na verdade, às vezes, até alunos aqui de Porto mesmo, passam por aqui, mas não têm ideia da importância do patrimônio histórico de Porto Nacional e da importância da preservação. A partir do momento que você conhece, você sabe da importância e preserva. No meu caso, como pesquisadora da área de História da Educação, fazemos um link para a História da Educação em relação a esse patrimônio material. Por exemplo, ao falar do Colégio de Sagrado Coração de Jesus, falamos também da educação. No Seminário São José, falamos de educação. Em alguns casarões do século XIX, as aulas eram ministradas por professoras filhas dos coronéis. Essa ponte entre a educação e a cultura de Porto Nacional é fundamental. É importante refletir sobre o acesso à educação e a qualidade dela”, afirma ela.
A bolsista Sarah Ellen Soares, que está no programa há aproximadamente sete meses, destaca a importância do projeto tanto para sua carreira profissional quanto para os visitantes. "Para mim, é essencial para minha carreira profissional como professora. Acho essencial para as crianças e adolescentes que vêm aqui visitar o Centro Histórico de Porto Nacional. É uma cidade muito importante para o Estado. Acho que é muito importante que todos conheçam um pouco da cultura e da história dessa cidade," afirma Sara, refletindo sobre o impacto positivo do programa em sua trajetória e na comunidade.
Reconhecimento
Gabriela Pontes Monteiro, técnica em Arquitetura e Urbanismo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acompanhou o passeio, tirou dúvidas dos estudantes e destacou a relevância do projeto Roteiro Geo-Turístico para Porto Nacional, enfatizando sua importância na divulgação da cidade, do centro histórico e do patrimônio, além de promover a educação patrimonial. "O projeto é um grande parceiro do Iphan porque facilita o acesso das pessoas ao patrimônio cultural. Com publicações em Libras e outras línguas, ele amplia sua linguagem e acessibilidade, ressaltando a importância da preservação da memória e da história do Tocantins. O Iphan apoia o projeto e deseja que ele cresça ainda mais e complete mais dez anos," afirmou Gabriela, reconhecendo a contribuição para a comunidade.
Euzivalda Teixeira, coordenadora do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional e parceira do programa, também compartilhou sua perspectiva sobre a colaboração. "É ótimo ver essa parceria com o Roteiro Geo-Turístico, sempre estamos à disposição. Acompanhei o roteiro desde o início e, hoje, como diretora do Museu, é satisfatório participar e ajudar na preservação da cultura. O programa não só mantém, mas também divulga ainda mais a cultura de Porto Nacional através desses roteiros," afirmou Euzivalda, destacando a importância contínua do programa para a promoção e preservação cultural da cidade.
Para conhecer mais sobre este programa, agendar visitas guiadas, entre outros detalhes, acesse o Instagram e a página do grupo.
