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Superintendência de Comunicação capacita servidores da Reitoria para publicações no Portal UFT
Trinta servidores de diferentes setores da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram nesta quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de abril, das oficinas de capacitação para publicação de comunicados nas páginas setoriais do Portal UFT. A ação, promovida pela Superintendência de Comunicação (Sucom) com apoio da Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDS), faz parte do processo de descentralização gradativa da gestão de conteúdos dos sites.
Com carga horária de duas horas, as oficinas foram ministradas pela jornalista Bianca Zanella, responsável pela gestão de sites e usuários no Portal que teve sua nova versão lançada há cerca de um ano. Para as coordenações de cursos de graduação e programas de pós-graduação foram realizadas oficinas de capacitação presenciais com o mesmo foco em todos os câmpus no segundo semestre do ano passado, e também uma capacitação online para quem não pôde participar presencialmente,
Os comunicados cumprem a função de permitir a publicação ágil de informes nos sites, e têm como objetivo servir como uma alternativa para comunicação e informação da comunidade universitária.
"Nós temos à disposição diferentes canais, como o próprio site, os aplicativos de mensagem, as redes sociais, os documentos institucionais... mesmo dentro do Portal temos diferentes tipos de conteúdos, como notícias, itens catalogados e outros. O comunicado é mais uma alternativa que agora está à disposição, e cabe aos setores avaliar, com a nossa ajuda e orientação, quais canais e formatos fazem mais sentido e podem ser mais efetivos em cada situação, para que a gente consiga organizar o grande volume de informação existente e tornar a comunicação mais efetiva", explicou a ministrante.
Uso de IA
Durante a capacitação, os participantes também receberam orientação sobre como utilizar plataformas de "inteligência artificial generativa", as famosas IAs, como aliadas no processo de elaboração de comunicados. "Nós somos entusiastas do uso dessa tecnologia nesses casos, mas é preciso que se faça um uso crítico. O prompt que nós recomendamos incorpora as principais orientações institucionais de redação utilizadas pela Sucom e também está 'treinado' para fazer perguntas ao usuário, caso ele esqueça de incluir alguma informação importante no comunicado. Além disso, ele ajuda o usuário a avaliar se o assunto deve ser apenas um comunicado ou se deve ser encaminhado à Sucom como sugestão de pauta para publicação no formato de notícia, por exemplo", complementou Bianca.
