Atenção!
Tema da redação do Vestibular 2025/1 propõe discussão sobre "Conquistas e Desafios da Lei de Cotas na Universidade"
Um novo ciclo se inicia para milhares de candidatos que participam do vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) neste domingo, 17 de novembro. Com 718 vagas disponíveis distribuídas entre os 37 cursos de graduação, a Instituição recebe 8.795 inscritos em busca de uma oportunidade de ingresso no ensino superior público federal. E o tema da redação já foi liberado: “Conquistas e Desafios da Lei de Cotas na Universidade”.
A Lei de Cotas, instituída no Brasil em 2012, representou um marco histórico na luta por igualdade e inclusão no ensino superior. Ao reservar parte das vagas em universidades públicas para estudantes negros, indígenas e de escolas públicas, a lei visou democratizar o acesso a essas instituições e promover a diversidade. Essa conquista aumentou a diversidade racial e social nas universidades, quebrando barreiras sociais e alcançando uma maior mobilidade social. Além disso, ao ampliar o acesso à educação superior, a Lei de Cotas contribuiu para a democratização do conhecimento e para o desenvolvimento de um país mais justo e igualitário.
E antes da prova, a emoção tomou conta do ambiente entre os participantes e seus familiares. Para a mãe da jovem Betina Kuyven, Dona Neiva Matias Kuyven, mesmo com sua filha sendo apenas treineira, o sentimento de a ver indo fazer a prova pela primeira vez é avassalador. “Ver minha filha se preparar e hoje testar os conhecimentos que ela tanto estudou é muito gratificante. ”, disse ela.
Já para Vitória Quézia, estudante do Colégio Militar de Palmas, mesmo com a rotina pesada do ensino em tempo integral, ela ainda tirava um tempo após as aulas e nos finais de semana para estudar. “Eu estudo em colégio integral, então a rotina por si só já era cansativa, mas tirava os dias a noite e finais de semana para dar uma revisada e reforçada nos conteúdos.”, relembrou ela. Questiobada sobre suas expectativas, Quézia comenta sobre como essa oportunidade é de extrema importância, por definir quem ela será e seu impacto na sociedade: "As expectativas estão lá em cima, pois, querendo ou não, é uma decisão muito importante na vida de um jovem, por que isso vai definir o nosso futuro e o que vamos ser na sociedade, como vamos contribuir como cidadão e profissional".
Sobre a prova
Dividida nos turnos matutino e vespertino, as provas contém 76 questões de múltipla escolha que abrangem diversas áreas do conhecimento, como Linguagens, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza, além, claro, da Redação. Realizadas em seis cidades do Tocantins, sendo elas: Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, os candidatos ao curso de Medicina realizaram suas provas exclusivamente em Palmas ou Araguaína.
