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Transformação pela ciência: Projeto do Câmpus de Gurupi envolve alunos do ensino fundamental em visita à universidade
Em esforço inovador para promover o conhecimento científico entre jovens estudantes, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, desenvolveu um projeto de extensão que une biotecnologia e panificação. O projeto, criado pelo curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, estendeu seus benefícios aos estudantes do Ensino Fundamental I, proporcionando uma experiência educacional criativa e única.
Explorando a tecnologia de panificação
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre panificação, o projeto abordou várias facetas da biotecnologia aplicada ao processo de fabricação de pães. Os estudantes foram introduzidos à importância da tecnologia de panificação, explorando matérias-primas, ingredientes, fluxos de produção e formulações tradicionais. A prática envolveu desde a mistura dos ingredientes até a fermentação e o assamento do pão, permitindo uma compreensão profunda das etapas essenciais do processo.
Fermentação e observação científica
Um dos destaques do projeto foi a avaliação do processo fermentativo das leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Os alunos observaram como a fermentação ocorre em diferentes soluções, cada uma com composições variadas, e tiveram a oportunidade de visualizar essas leveduras através de microscópios ópticos. Essa experiência não apenas enriqueceu o entendimento dos estudantes sobre fermentação, mas também despertou um interesse maior pela ciência e pela biotecnologia.
Exposição de desenhos: ciência e arte em harmonia
Para celebrar o sucesso do projeto, a equipe organizou uma exposição de desenhos intitulada "Biotecnologia: A Ciência Viva por Trás dos Alimentos". A mostra apresenta obras produzidas por alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gurupi. Sob a orientação de seus professores, aproximadamente 430 alunos participaram do projeto e expressaram suas experiências e aprendizados por meio de desenhos criativos.
Uma abordagem inovadora e inclusiva
Em um ambiente onde a ciência encontra a criatividade, o projeto do Câmpus de Gurupi se destaca como um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora. Ao final da visita, os alunos não apenas levaram consigo novos conhecimentos sobre biotecnologia e panificação, mas também um renovado entusiasmo pela aprendizagem e pela exploração científica.
Para a coordenadora do projeto, professora Leandra Cristina Crema Cruz:
“Conscientizar os alunos sobre a existência de uma Universidade Federal com ensino de excelência e gratuito, além de destacar a presença de um câmpus na cidade onde eles moram, foi um dos objetivos do projeto. Outro fator importante é o ensino e a prática da Biotecnologia no dia a dia dessas crianças, algo que ficará na memória deles para sempre. Tenho certeza de que muitos desses alunos serão nossos alunos na UFT no futuro. Visitar o câmpus foi uma experiência muito emocionante para muitos alunos, que comentaram estar no paraíso” enfatizou a professora.
Este projeto é um testemunho do compromisso da UFT com a educação inclusiva e inovadora, e serve como um modelo a ser seguido por outras instituições. A universidade continua a abrir portas e mentes, moldando futuros brilhantes através do poder da ciência e da arte.
