Esse site utiliza cookies
UFT e Governo do Tocantins começam buscas ativas para a PNAB em comunidades quilombolas e indígenas
As atividades do projeto “Transformando conhecimento em inovação: cultura, música e arte” começaram na manhã desta sexta-feira, 13, na comunidade Raízes do Quilombo, em Sandolândia - TO. Uma equipe formada por três agentes ligados ao projeto foi até o local numa busca ativa, a fim de identificar possíveis projetos e ações elegíveis para os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que estão com inscrições abertas até dia 4 de outubro.
A primeira atividade foi realizada na casa da líder do Raízes do Quilombo, Juacy Carvalho de Araújo, no município de Sandolândia, na região sul do Tocantins. “Ficamos muito agradecidos em receber essa equipe de trabalho em nossa casa, no nosso quilombo, nos ajudar com os editais da PNAB. Muitas vezes acontecem esses projetos, mas ficam lá, não vem até nós, e a gente fica sem a oportunidade de participar”, agradeceu a líder quilombola. Na ocasião, 11 interessados procuraram a equipe para se inscrever em um dos editais disponíveis.
O projeto "Transformando Conhecimento em Inovação" tem como objetivo promover a cultura no Tocantins, com criatividade, inovação e compromisso com o patrimônio cultural do estado, em conformidade com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Entre as metas do projeto, estão a busca ativa em comunidades indígenas e quilombolas, o suporte aos proponentes de ações ligadas aos editais da PNAB 2024, e o acompanhamento contínuo ao longo da execução dos editais. O projeto também se compromete a garantir acessibilidade e acolhimento de grupos minoritários, com foco em mulheres, negros e indígenas.
Parceiros
Para a pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana, o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto, via Opaje, é um marco para a extensão universitária e para a inserção da UFT nas comunidades tradicionais do Estado. "O trabalho de busca ativa nos Quilombos e Aldeias indígenas reforça o papel da universidade em estar presente nos espaços mais distantes. A Pró-reitoria de extensão cumpre seu papel em ser propulsora da presença universitária”, avaliou.
O professor Gilson Porto, coordenador do projeto, destacou que quatro equipes fizeram busca ativa nas comunidades tradicionais do Tocantins. "Com o projeto, que hora inaugura a busca ativa, queremos contribuir para que as comunidades quilombolas e aldeias possam ter a oportunidade de acessar os direitos e a participação que o fomento federal e estadual permitem. O PNAB 2024 será um marco para essas comunidades no Tocantins. Também é um marco para a UFT, para os parceiros UFNT, IFTO, Unitins e Opaje", salientou.
Também parceiro na execução do "Transformando Conhecimento em Inovação", o secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, relembrou o sucesso das ações de busca ativa realizadas pela Secult na execução da Lei Paulo Gustavo e projetou o mesmo para as atividades relativas ao PNAB. “Depois de uma exitosa busca ativa realizada pela Secretaria da Cultura durante a execução da LPG, quando nossas equipes percorreram mais de 8 mil km dando suporte a comunidades indígenas, quilombolas e de culturas tradicionais, o desafio na execução da PNAB é muito maior. E para ampliar o alcance, firmamos parcerias com as instituições de ensino em nosso Estado. Os editais já foram lançados e acreditamos que com essas parcerias os resultados serão altamente positivos, seguindo a orientação do governador Wanderlei Barbosa ao recriar a pasta para estruturar o setor e fomentar nossas manifestações artísticas”, afirmou.
Por fim, o coordenador do Núcleo de Editais da Secult, Tales Monteiro, falou sobre como as ações do projeto busca a valorização das culturas tradicionais do Tocantins. "A busca ativa da PNAB, e principalmente, o apoio e reconhecimento das culturas originárias e tradicionais, é o início de um processo de debate e diálogo com o objetivo maior de desenhar novas ações e políticas para essas comunidades, contribuindo para sua cidadania cultural e valorização de suas atividades e eventos", finalizou.