Esse site utiliza cookies
Proex lança campanha contra o assédio às mulheres no esporte
A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou a campanha #EsporteSemAssédio com o objetivo de combater o assédio contra mulheres no ambiente esportivo. A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre um problema recorrente que afeta a prática de atividades físicas por mulheres em diversos espaços, desde academias e clubes até simples caminhadas e pedaladas.
A campanha, que se estenderá até o final do ano, contará com debates, orientações e ampla divulgação nas mídias sociais para educar e mobilizar a comunidade interna e externa. Segundo Dimas Neto, Diretor de Articulação e Cidadania da Proex, "é preciso combater o assédio. As mulheres não podem ser privadas de fazer suas atividades físicas por questões de assédio."
Atividades e Envolvimento
A campanha #EsporteSemAssédio será conduzida pela Proex em parceria com o Projeto Superando Limites e contará com o apoio do Centro Acadêmico Malala Yousafzai, do curso de Relações Internacionais do Câmpus de Porto Nacional, e do Observatório Transdisciplinar sobre Feminismo, Política e Métodos (OUTRAS), também da UFT. Estão previstas reuniões online e presenciais com especialistas na área de combate à violência contra a mulher, com participação aberta à comunidade. As professoras Gleys Ially Ramos e Janaina Augusta Neves, com o apoio da Proex, liderarão os encontros.
Além disso, a comissão organizadora pretende expandir a campanha para além dos muros da universidade, convidando assessorias esportivas e academias a aderirem ao movimento, utilizando o slogan #EsporteSemAssédio em camisetas e eventos esportivos.
Apoio na Corrida da UFT
A campanha também marcará presença na Corrida da UFT, programada para outubro, onde serão distribuídos flyers e utilizados materiais de divulgação com o slogan #EsporteSemAssédio.
Um Chamado à Ação
Lançada no mês de agosto, conhecido como o mês de conscientização sobre a violência contra as mulheres, a campanha #EsporteSemAssédio é um chamado à ação por mais respeito e segurança para as mulheres que desejam praticar atividades físicas. A UFT convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a unir forças nessa luta por um ambiente esportivo livre de assédio.