Atenção!
Evento online apresenta o PPGEMaT e esclarece detalhes do processo seletivo
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMaT) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou, na última terça-feira (8), um evento online para o lançamento do primeiro processo seletivo e a apresentação do novo mestrado acadêmico. A transmissão teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o edital e sobre o curso, que será sediado no Câmpus de Arraias.
A atividade contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A live foi transmitida simultaneamente pelos canais do PPGEMaT, da Unitins e da Seduc no YouTube.
Segundo o vice-coordenador do PPGEMaT, professor Dailson Costa, o programa nasceu de um esforço conjunto entre diferentes instituições e se mantém com base na cooperação entre elas. “O PPGEMaT é um projeto de longa data, pensado e escrito por várias pessoas vinculadas a diferentes instituições, que agora está sendo concretizado. Esse Programa é, por definição, um projeto colaborativo e cooperativo, e sua manutenção e seu crescimento dependerão, em grande medida, da interação, colaboração e parcerias entre os pesquisadores e os gestores das instituições públicas responsáveis pela formação de professores da Educação Básica e Superior”, afirmou.
As inscrições para o processo seletivo do mestrado estão abertas até o dia 8 de maio. Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo 12 destinadas à ampla concorrência e 8 reservadas para ações afirmativas, distribuídas entre candidatos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, com 2 vagas para cada grupo, conforme as Políticas de Ações Afirmativas da UFT.
PPGEMaT
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outubro de 2024. Realizado em regime de associação, o programa tem como instituição executora a UFT e conta com a parceria da UFNT, do IFTO e da Unitins.
