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UFT Miracema participa da XVII Jornada Nacional do HistedBR em Fortaleza
Entre os dias 11 e 14 de novembro, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Miracema, participou da XVII Jornada Nacional do HISTEDBR. O evento, realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), teve como tema “Desafios históricos para o Plano Nacional de Educação: como avançar na formação histórico-crítica na educação brasileira?”, reunindo pesquisadores de diferentes regiões do país.
A UFT Miracema foi representada pelos professores do curso de Pedagogia Juliana Chioca Ipólito, Luciane Silva de Souza e Márcio Bernardes de Carvalho, além dos estudantes Camilla Stefanni Pereira Silva e Mateus Dias, que contribuíram com apresentações e atividades durante o evento.
Trabalhos apresentados
A Jornada contou com a presença de mais de mil participantes inscritos de todas as regiões do Brasil e foram apresentados mais de 300 trabalhos entre artigos e resumos expandidos. Os trabalhos apresentados pelos participantes da UFT abordaram temas relacionados à pedagogia histórico-crítica e à educação pública. Confira os títulos:
- "Educação e emancipação: meios para superar o trabalho alienante", de Mateus Dias;
- "Contribuições da pedagogia histórico-crítica (PHC) para a compreensão do papel da educação escolar pública", de Camilla Stefanni Pereira Silva;
- "As políticas de educação especial e inclusiva no estado do Tocantins: uma análise a partir da PHC", das professoras Juliana Chioca Ipólito e Luciane Silva de Souza;
- "Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para educação especial e inclusiva", também das professoras Juliana Chioca Ipólito e Luciane Silva de Souza;
- "Elementos iniciais para uma caracterização da educação e do ensino médio brasileiro: perspectiva crítica", do professor Márcio Bernardes de Carvalho.
Participação
Além de apresentar os trabalhos, os professores e estudantes da UFT participaram da organização da Jornada, contribuindo com o registro fotográfico de mais de três mil imagens.
O evento contou ainda com uma conferência de abertura apresentada pelo Professor Dermeval Saviani, Coordenador-Geral do HistedBR, que abordou os desafios e possibilidades para o avanço do Plano Nacional de Educação. A participação da UFT Miracema reforça a importância de integrar discussões acadêmicas que dialoguem com o contexto educacional brasileiro e contribuam para reflexões críticas sobre a formação e as políticas educacionais. (Com informações de Juliana Chioca Ipólito, Luciane Silva de Souza, Marcio Bernardes de Carvalho, Camilla Stefanni Pereira Silva e Mateus Dias)