Atenção!
Última convocação para bancas de heteroidentificação no Câmpus de Palmas
A Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou o Edital CPH/UFT nº 01/2025, que convoca, pela terceira vez, estudantes do Câmpus de Palmas para participação obrigatória nas bancas de heteroidentificação. A reconvocação é direcionada a estudantes autodeclarados(as) negros(as) (pretos/as e pardos/as), que ingressaram nos cursos de graduação presenciais da UFT em 2023 e 2024 e que não compareceram nas chamadas anteriores feitas pelos editais CPH/UFT nº 01/2024 e nº 03/2024.
O Edital CPH/UFT nº 01/2025 está disponível na página oficial da UFT sobre heteroidentificação.
Esta é a última convocação para participação nas bancas de heteroidentificação. O procedimento é obrigatório e está previsto nos editais de abertura dos processos seletivos que destinam vagas para candidatos(as) negros(as), conforme as políticas de ações afirmativas.
A participação na banca de heteroidentificação é uma etapa fundamental para validação da autodeclaração racial, e tem o objetivo de assegurar que as políticas de inclusão sejam aplicadas de forma justa e correta, combatendo possíveis fraudes.
📌 Importante lembrar:
Quem não comparecer à banca poderá ter a matrícula ou a inscrição no curso comprometida, de acordo com as regras previstas nos editais. Por isso, é fundamental ficar atento(a) às datas, horários e locais de realização das bancas informados no edital.
O que é a heteroidentificação?
É um procedimento feito por uma comissão especializada, que analisa a fenotipia (características físicas) do(a) candidato(a) para validar a autodeclaração racial. A heteroidentificação é usada para garantir a correta aplicação das ações afirmativas voltadas para pessoas negras (pretas e pardas), promovendo mais justiça e equidade no acesso ao ensino superior.
