Atenção!
UniCatólica e UFT abrem XX Seminário de Iniciação Científica com 350 apresentações pelo estado
Foi realizada na noite de 30 de outubro, no auditório da UniCatólica, a cerimônia de abertura do XX Seminário de Iniciação Científica, evento promovido em parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a UniCatólica e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). Estudantes, professores, pesquisadores e autoridades acadêmicas, incluindo o reitor e a pró-reitora da UFT, marcaram presença no evento, que abre uma programação com 350 apresentações de trabalhos de iniciação científica (PIBIC) nos câmpus da UFT em todo o estado.
O seminário, em seu vigésimo ano, ganhou uma relevância ainda maior ao contar pela primeira vez com a participação da UniCatólica, incluindo 75 trabalhos de seus alunos. Thiago Nilton, diretor de Pesquisa da UFT, destacou o avanço da pesquisa na região Norte, com a UFT consolidando-se como a terceira maior instituição em número de projetos PIBIC, ficando atrás apenas da UFAM e da UFPA. “O Seminário de Iniciação Científica deste ano celebra nossa maturidade enquanto instituição de pesquisa, e a parceria com universidades tocantinenses, a UniCatólica e a nossa agência de fomento, FAPT, que, junto ao CNPq, incentiva nossos jovens na carreira científica,” afirmou Nilton, reforçando o papel do evento na integração dos pesquisadores do estado.
Marcelo Leineker, vice-reitor da UFT, ressaltou a importância do evento para a visibilidade da produção científica e o estreitamento de laços entre as instituições. “É uma iniciativa que amplia o potencial de desenvolvimento da ciência local e facilita a transferência do conhecimento para a sociedade,” disse ele. Para Leineker, o seminário também fortalece parcerias e promete estender a colaboração para outras instituições.
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Maria Eulessandra Sousa Castilho, comentou que o Programa de Iniciação Científica da Fapt é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas nas instituições e para consolidação da CT&I do Estado. "O Programa teve, na sua primeira etapa, um investimento total de mais de R$ 5 milhões, com a concessão de 600 bolsas que foram repassadas diretamente a cada bolsista. O Pibic Fapt reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a ciência, tecnologia e a inovação, o programa traz em sua essência um grande potencial para transformar o Estado, pois capacita os nossos jovens e gera oportunidade a novos pesquisadores, ainda na graduação, para que estes possam atuar na Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins".
As apresentações, distribuídas em diferentes câmpus, terão continuidade até 8 de novembro, conforme cronograma:
- 29/10 - Apresentações no câmpus Miracema
- 30/10 - Abertura oficial na UniCatólica, Palmas
- 31/10 e 01/11 - Apresentações no câmpus Palmas
- 04/11 - Apresentações no câmpus Porto Nacional
- 05 e 06/11 - Apresentações no câmpus Gurupi
- 08/11 - Apresentações no câmpus Arraias
Estudantes interessados podem obter mais informações sobre o seminário pelo e-mail pibic@mail.uft.edu.br.
