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Webinário discute a elaboração dos novos Planos Municipais de Educação no Tocantins
Com o objetivo de debater o planejamento educacional dos municípios tocantinenses para a próxima década, na perspectiva do direito à educação pública de gestão democrática e socialmente referenciada, o Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação - que é uma ação de extensão da UFT - e a Rede ColaborAção Tocantins (RCT), promoveram, no último dia 26 de março, um webinário no canal de Youtube da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO).
A coordenação e mediação do webinário foi da professora Dr.ª Rosilene Lagares (UFT) e contou com a participação de instituições sociais e sindicais; compuseram a mesa de expositores do II Momento Formativo - como representantes das instituições -, o professor Dr. Heleno Araujo (CNTE no Fórum Nacional de Educação); professor Dr. Luiz Fernandes Dourado (Anpae Nacional); professor mestre Fábio Lopes (Sintet) e; professora mestra Sandra Franklin Rocha Viana (Fórum Estadual de Educação do Tocantins).
O evento on-line teve como público os inscritos nos segmentos formativos Prisme 1 e 2, trabalhadores da educação e sociedade em geral. A discussão traduzida, especialmente no âmbito da educação municipal, "tensiona a proposta de novo PNE expresso no documento referência elaborado pela Conae 2024 à proposta de PNE contida no Projeto de Lei nº 2.614/2024", informa o comunicado do evento.
Composição da RCT
Atualmente, a RCT é composta por instituições públicas e de interesse público presente no estado do Tocantins, respectivamente: Ministério Público do Estado do Tocantins (MPETO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc/TO) e Ministério da Educação (MEC); e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO) e Associação Tocantinense dos Municípios (ATM/TO), e atua, mediante termo de adesão, com 116 municípios e mais de 13 mil cursistas.
Confira, abaixo, como foi o webinário:
