Proceder à caracterização e prognose dos impactos ambientais resultantes de ações antropogênicas, bem como a elaboração de Programas Ambientais, visando o estudo científico e planejamento ambiental urbano, rural e territorial, com ênfase na utilização sustentável dos recursos naturais que em última instância são o substrato que sustentam o desenvolvimento (planos estratégicos para o desenvolvimento sustentável).
Objetivos Específicos:
Elaborar Estudos de Impactos Ambientais.
Coordenar e articular a implantação de curso de Pós-Graduação em saneamento e outras áreas ligadas ao Meio Ambiente.
Oferecer e ministrar cursos de aperfeiçoamentos, visando estabelecer uma estratégia inovadora de formação técnica aos atores sociais ligados às questões ambientais.
Elaborar, sugerir e acompanhar a implantação da Agenda 21 nos municípios do Estado.
Preparar e acompanhar a implantação de atividades de saneamento nos municípios do estado.
Elaborar e subsidiar a implantação de Programas de Saúde Ambiental.
Monitorar Programas de Qualidade Ambiental de fatores ambientais impactados por atividades antropogênicas.
Elaborar e implantar Programas de Educação Ambiental.
Elaborar Planos Diretores Participativos nos municípios.
Acompanhar ou executar Programas Básicos em grandes empreendimentos, especialmente quanto ao resgate de material biológico, visando à preservação do Banco de Germoplasma do estado no seu local de origem, com a finalidade de estudos científicos e manutenção da biodiversidade local.
Acompanhar ou executar Programas Básicos em grandes empreendimentos, especialmente em relação a desapropriação e realocação de comunidades tradicionais ou diretamente afetadas pelas atividades em desenvolvimento.
Acompanhar Audiências Públicas com intuito de subsidiar as populações locais no processo de tomada de decisão, quando da implantação de grandes projetos e significativos impactos ambientais.
Realizar trabalhos em parcerias com outras instituições governamentais, privadas e comunidade em geral.
Propiciar Programas de estágios para pesquisadores e estudantes da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, com a finalidade de possibilitar a aplicação dos conhecimentos teóricos na execução das atividades a serem desenvolvidas, favorecendo a fixação das informações e a melhoria da qualidade do ensino acadêmico.
Elaborar e executar Programas de Recuperação de Áreas Degradadas.
Elaborar projetos na área de Saneamento Ambiental.
Elaborar projetos específicos de pesquisa e ou inovações tecnológicas.