Atenção!
Quando as juventudes falam: Percepções sobre o Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil
Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti; Rita de Cassea Coronheira Silva
Sinopse: Este livro é fruto de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPPGE - TO). Neste trabalho, procuramos dar voz às juventudes, apresentando a concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a educação e o ensino que recebem, ressaltando as aproximações e os distanciamentos entre a escola, as políticas educacionais e as juventudes. Nesta direção, intencionamos promover um diálogo com essas juventudes, levantando o que eles pensam a respeito do ensino médio integral; da formação dos docentes; dos conteúdos; das tecnologias, procurando abarcar seus anseios e necessidades. O estudo desenvolveu-se a partir das questões norteadoras: Qual a concepção que os jovens têm sobre o ensino que recebem? O que a escola representa para eles? Como eles se vêem inseridos no projeto de protagonismo juvenil? Estas inquietações possibilitaram a construção da pesquisa “A percepção das juventudes sobre o Ensino Médio integral em Miracema do Tocantins”, cujos resultados são narrados neste livro. Revelamos a escuta dos discentes do Ensino Médio em Miracema do Tocantins, especificamente, dos estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula - Tempo Integral - Escola Jovem em Ação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi dividida em duas etapas: na primeira, levantamos dados gerais por meio de questionário, com 44 respondentes das segundas e terceiras séries da escola; na segunda, ouvimos, em grupo focal, seis respondentes do questionário, escolhidos de modo aleatório dentre aqueles que aceitaram participar. Percebemos que os estudantes acham que o Ensino Médio de Tempo Integral é melhor do que a modalidade regular. Entretanto, identificam limitações em termos da estrutura oferecida e na formação de professores. Quanto ao protagonismo juvenil, sentem-se um pouco atuantes, mas demonstram certo descompasso entre o que se define na proposta e a realidade. Conclui-se que há muito a avançar no sentido de melhorar as políticas educacionais atuais, pois, além de pouco discutidas, a sua implementação depende de estrutura, preparo e adequação às realidades específicas. Assim, este livro foi pensado para comunicar e dialogar com toda a sociedade e, de uma maneira mais próxima e especial, com os professores e gestores da educação. Esperamos que a fala destes estudantes ajudem na imperiosa reflexão sobre os modos de ensinar, mas, sobretudo, sobre o aprender porque precisamos (re) significar a aprendizagem sob a perspectiva da cibercultura e agir para a transformação necessária da escola, bem como de nossas metodologias.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Rita de Cassea Coronheira Silva |
Ano de Publicação: | 2020 |
Área/Sub-Área: | Educação |
Categoria: | Obras Acadêmicas |
Formato: | e-Book |
Páginas: | 89 |
ISBN: | 978-65-89119-04-3 |
Sobre os autores/organizadores:
Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Doutora em Educação - PUC-Goiás (2015). É professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da mesma instituição.É diretora de Comunicação da UFT e Diretora da Rádio UFT FM. Tem experiência na área de jornalismo, comunicação organizacional e pesquisadora da área da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo; Educomunicação; Comunicação Organizacional; Recepção; Televisão; Telenovela e ficção; Juventudes e Novas tecnologias.
Rita de Cassea Coronheira Silva é Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estudante no grupo de pesquisa Transver - Estudos de fronteira entre educação, comunicação e arte, do (a) Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Municipal de Educação. Técnica da Secretária Municipal de Educação – SEMED- Miracema –TO.
