Esse site utiliza cookies
Depressão Juvenil: a perspectiva do olhar dos professores da rede pública
Layane Mota de Souza de Jesus; Carlos Mendes Rosa e Ruhena Kelber Abrão
Sinopse: Com uma cultura humana e sistematizada, os professores, em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem a possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa professores da rede pública e básica de ensino que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Os alunos manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Layane Mota de Souza de Jesus; Carlos Mendes Rosa e Ruhena Kelber Abrão |
Ano de Publicação: | 2023 |
Área/Sub-Área: | Ciências Humanas |
Categoria: | Livros Acadêmicos |
Formato: | Livro impresso (Físico) |
Páginas: | - |
ISBN: | 978-65-5390-012-7 |
Sobre os autores/organizadores:
Layane Mota de Souza de Jesus possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2012). Especialização em Gestão de Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família (2013), e especialização em Enfermagem do Trabalho (2018). Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2018). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Servidora pública federal da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus de Imperatriz, coordenação de enfermagem.
Carlos Mendes Rosa é Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Professor do Programa de Pós-graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio com estágio sanduíche na Universidade de Coimbra (2015). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2012). Com Especialização em Psicopatologia Clínica pela Universidade Paulista (2007). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Pesquisador convidado do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra. Bolsista de Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Grupo FaLA - Percurso de Freud a Lacan. Faz palestras sobre os temas Saúde Mental, Envelhecimento, Direitos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho.
Ruhena Kelber Abrão é Pós Doutor em Políticas Públicas (UMC) e em Educação (UFT). Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRGS). Mestre em Educação Física (UFPel). Especialista em Psicologia de grupos e desenvolvimento de equipes (IECC). Tratamento dos Transtornos de Ansiedade e Síndrome do Pânico (IEEC) Neurociências Cognitivas e Processos Psicológicos (IECC). MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (UNINTER). Graduação em Pedagogia (FURG), Letras (UFPel), Educação Física (FURG), Biologia (ANHANGUERA) e Sociologia (UNINTER) Psicologia (UNINASSAU). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lecionando na graduação em Educação Física e Psicologia. Coordenador e Professor Permanente junto ao mestrado profissional em Educação Física e no Doutorado em Educação na Amazônia.