Atenção!
Mais de 100 estudantes terão atendimento especial para realização da prova do Exato na primeira edição de 2025
Cento e nove estudantes inscritos para a edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) que acontece no dia 18 de maio terão atendimento especial para garantir a equidade de condições na realização da prova. Conforme a relação final publicada nesta quarta-feira (16), destes, 96 tiveram seus pedidos totalmente deferidos e 12 serão parcialmente atendidos nas suas requisições conforme os critérios estabelecidos no edital. Outros 52 estudantes fizeram solicitações mas tiveram seus pedidos negados (totalmente indeferidos) por falta de comprovação das condições elegíveis. Do resultado provisório divulgado previamente houve apenas um recurso para revisão de indeferimento protocolado, que foi deferido.
A maioria dos pedidos se refere à sala especial com menos candidatos e tempo adicional para a realização da prova - benefícios que são concedidos, entre outros casos, a mulheres que precisam amamentar ou pessoas com deficiências ou limitações físicas, mentais ou intelectuais comprovadas em laudo médico que justifiquem a necessidade. A maior parte dos indeferimentos, aliás, se deu justamente pela falta de apresentação de laudo comprobatório, ou apresentação de laudo emitido há mais de 12 meses.
Outros diversos pedidos pontuais foram concedidos como disponibilidade de cadeira para canhoto e mesa para cadeira de rodas, sala de fácil acesso, permissão para uso aparelho auditivo, monitoramento de uso de medicações, prova ampliada, sala para amamentação, e auxílio de ledor e transcritor.
Número de pedidos aumentou 132% na comparação com o primeiro Exato
Em relação à primeira edição do Exato, realizada em dezembro de 2024, o número de pedidos de atendimento especial aumentou 132% - de 69 para 160. Já o número de solicitações deferidas ou, ao menos, parcialmente deferidas, subiu 73% - de 63 para 109 no total. O expressivo número de pedidos de atendimento especial também foi superior ao do último vestibular, realizado em 2024, quando a Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) recebeu 150 pedidos, dos quais 82 foram deferidos.
Segundo a coordenadora operacional do Exato, Graciela Barros, esse crescimento reflete o esforço da instituição para garantir equidade e acessibilidade. "Cada vez mais pessoas estão se conscientizando desses direitos, e nós nos empenhamos ao máximo para atender todas as solicitações, nos limites do que é possível e razoável, a fim de assegurar condições de acesso ao ensino superior que sejam justas para todos, desde o momento da aplicação das provas."
Confira o resultado final dos pedidos de atendimento especial do Exato 2025 - primeira edição.
Leia também:
