Atenção!
Processos Seletivos
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins da Universidade Federal do Tocantins (PPGEMaT/UFT) realiza processo seletivo anual para ingresso no curso de mestrado acadêmico. Os editais de seleção são, em geral, publicados no mês de abril. São ofertadas 20 vagas por ano, sendo 12 destinadas à ampla concorrência e 8 reservadas para ações afirmativas, conforme as Políticas de Ações Afirmativas da UFT.
A distribuição das vagas ocorre de maneira equilibrada entre as duas linhas de pesquisa do programa, com 10 vagas cada.
A seleção de alunos regulares é composta por cinco etapas:
Homologação da inscrição, com documentação exigida (eliminatória);
Prova escrita presencial, realizada nas cidades de Arraias, Araguaína e Palmas (eliminatória);
Análise do Projeto de Pesquisa (eliminatória);
Entrevista e arguição do projeto, realizada de forma remota (eliminatória);
Análise do Currículo Lattes (classificatória).
O público-alvo do programa compreende candidatos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, ou outras licenciaturas com habilitação em Matemática, bem como licenciaturas que habilitem à docência de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica.
A apresentação de um Projeto de Pesquisa é obrigatória no ato da inscrição, conforme orientações dispostas no edital de seleção.
A comprovação de proficiência em língua estrangeira é exigida para a defesa da dissertação, podendo ser apresentada em Inglês, Espanhol ou Francês.
O programa admite estudantes na condição de aluno especial, conforme estabelecido nas normas da Universidade Federal do Tocantins.
Outras Oportunidades
Além do ingresso regular, o PPGEMaT poderá ofertar, mediante publicação de editais específicos e conforme disponibilidade institucional, processos seletivos para estágio pós-doutoral, bolsas de pesquisa, monitores e credenciamento de docentes.
