A Administração é uma área de estudo que abrange os princípios e técnicas fundamentais relacionados ao planejamento, organização, direção e controle de recursos em organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. Os alunos aprendem sobre a gestão de pessoas, finanças, operações, marketing, estratégia e outras disciplinas relevantes para o funcionamento eficiente e eficaz de uma empresa ou instituição. O Curso de Administração busca desenvolver habilidades de liderança, pensamento estratégico, análise de dados, resolução de problemas e tomada de decisões, capacitando os estudantes a desempenharem papéis-chave na gestão e administração de organizações de diversos setores e tamanhos.
De modo amplo, o bacharelado em Administração oferece diversas áreas de atuação para os formandos. Os profissionais formados nessa área possuem amplas oportunidades de carreira em empresas públicas, privadas e sem fins lucrativos. Podem atuar como gestores em diversos segmentos, gerenciar projetos, desenvolver estratégias de marketing, cuidar do planejamento financeiro e tomar decisões estratégicas que impactam o sucesso organizacional. Além disso, também podem atuar como consultores, empreender seus próprios negócios ou seguir carreira acadêmica e de pesquisa.
Para ingressar nessa atividade, é importante possuir aptidões e habilidades específicas. Os estudantes interessados em Administração devem ter uma visão estratégica, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pensamento analítico e solução de problemas. Além disso, é essencial ter uma mentalidade empreendedora, adaptabilidade e ética profissional. O estudo oferece um ambiente propício para o desenvolvimento dessas habilidades, preparando os alunos e alunas para se destacarem no mercado de trabalho e contribuírem para o crescimento e sucesso das organizações em que atuarem.
O Curso de Bacharelado em Administraçãoda UFT, situado em Palmas, ganha, cada vez mais importância e dinâmica, tanto em função do processo de estabelecimento, organização e desenvolvimento das empresas, quanto à projeção da Universidade no estado em franco crescimento. O Curso de Administração deverá formar administradores preocupados com os recursos naturais, a diversidade cultural, a sustentabilidade econômica, mantendo como princípio a ligação com a Amazônia Legal. Nesse contexto, seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), criado em 2010, busca o redesenho do curso, pela necessidade de formar profissionais que congreguem conhecimentos para atuar nos diversos tipos de organização. Frente a esse quadro, existe a necessidade de uma maior brevidade na formação de profissionais diferenciados, possibilitando uma melhor conexão interdisciplinar ao longo da graduação e consequente preparação para uma educação continuada.
O curso também possui uma Empresa Júnior, fundada em 2017, que detém o papel de desenvolver os estudantes a uma formação autônoma, empreendedora, ética, solidária, e socialmente responsável, de uma forma prática e ativa.
O Curso de Graduação em Administração do Câmpus de Palmasda UFT é presencial, com aulas nos turnos matutino e noturno, em tem duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2022)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.