A Computação é a área da ciência que combina Matemática e Tecnologia para resolver problemas complexos e impulsionar a inovação. Nessa área os/as profissionais têm a função de desenvolver programas para diferentes dispositivos, como celulares e computadores, e de alinhar o mundo com os avanços tecnológicos, oferecendo novas tendências do futuro.
O Curso de Ciência da Computação proporciona uma sólida formação teórica e prática da Tecnologia para que as pessoas formadas nessa área estejam preparadas para lidar com os desafios do mundo digital. Embora possam atuar em startups inovadoras, instituições de pesquisa, empresas de desenvolvimento de software, consultoria em TI, os egressos e egressas também têm a oportunidade de trabalhar diretamente nos campos da inteligência artificial, ciência de dados, segurança cibernética, desenvolvimento de jogos e engenharia de software.
Na área da Computação, é preciso ter uma base sólida em Matemática e Lógica, criatividade, aptidões analíticas e habilidades de programação e comunicação. Esse bacharelado é uma excelente opção para quem gosta de se manter atualizado e oferecer novas soluções de mundo.
Na UFT, o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação teve origem com o Curso de Processamento de Dados oferecido pela Universidade do Tocantins - UNITINS, ofertado na cidade de Paraíso do Tocantins. Em 1999, o Colegiado do Curso de Processamento de Dados implantou o Curso de Ciência da Computação em Palmas, visando mais oportunidades ao setor tecnológico da capital do estado. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), atualizado em 2022, tornou a sua estrutura curricular mais dinâmica com o incentivo de práticas extensionistas e de conceitos ligados ao empreendedorismo.
O Curso de Graduação em Ciência da Computação doCâmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas no turno integral, e tem duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.