Ciências Contábeis, também conhecida como Contabilidade, é uma área do conhecimento que se dedica ao registro, controle e análise das informações financeiras e patrimoniais de uma organização. Ela tem como objetivo fornecer dados confiáveis e relevantes para a tomada de decisões econômicas, financeiras e estratégicas. As pessoas formadas nessa área são responsáveis por analisar e elaborar relatórios financeiros, além de orientar sobre aspectos legais e tributários.
Nessa graduação, os egressos e egressas podem atuar em diversas áreas, como auditoria, controladoria, finanças, consultoria e gestão tributária. Além disso, a contabilidade está presente em todos os setores da Economia, seja no setor público, privado ou terceiro setor, garantindo um campo de trabalho vasto e dinâmico para os/as graduados/as.
Para se destacar nas Ciências Contábeis, os/as estudantes precisam ser detalhistas, organizados/as e ter habilidades analíticas, para lidar com números, cálculos e interpretar informações financeiras. A capacidade de comunicação eficaz e trabalho em equipe também são fundamentais, pois os contadores e contadoras frequentemente precisam interagir com clientes, colegas de trabalho e outros profissionais. Ter ética profissional, responsabilidade e estar atualizado com as mudanças nas normas e regulamentos contábeis são características valorizadas nesse campo.
No Tocantins, inicialmente o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UFT estava vinculado à Universidade do Estado do Tocantins - UNITINS. Em 2003, com o processo de Federalização da Universidade, essa graduação passou para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que buscou incentivar a formação de profissionais da área da contabilidade de modo a atuarem no contexto de Palmas, regional, nacional e internacional. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2022, trouxe dinamização na sua estrutura curricular e mais oportunidades de práticas extensionistas aos estudantes.
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis doCâmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas no período noturno, e tem duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
2 (2022)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.