A Engenharia Ambiental é uma graduação voltada para o desenvolvimento sustentável, combinando conhecimentos de Engenharia nas áreas de Biologia, Exatas (Física, Matemática e Química) e Ciências Sociais (Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia). Os engenheiros e engenheiras ambientais têm a responsabilidade de enfrentar os desafios relacionados à proteção e conservação do meio ambiente.
O Curso de Engenharia Ambiental capacita os/as estudantes a trabalhar tanto no setor público quanto no privado. Os egressos e egressas são capazes de desenvolver projetos e pesquisas, realizar monitoramento e controle ambiental, implementar políticas de sustentabilidade, gerenciar programas de educação ambiental e atuar no planejamento urbano e rural. Além disso, também desempenham um papel fundamental na avaliação de impactos ambientais e na busca por soluções inovadoras para problemas ambientais complexos.
Os estudantes que se identificam com o Curso de Engenharia Ambiental devem ter uma forte afinidade com a natureza e um compromisso inabalável com a preservação do meio ambiente. É fundamental ter uma visão sistêmica e abrangente do mundo, sendo capaz de compreender as interações entre os sistemas naturais e sociais. Além disso, habilidades analíticas, capacidade de trabalho em equipe, pensamento criativo e resolução de problemas são características valorizadas nessa área.
O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UFT foi o primeiro criado no Brasil, com ingresso de alunos desde 1992. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi estruturado a partir da criação e regulamentação da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, que passou a ser uma exigência para a solução dos problemas mais presentes da degradação ambiental, mas, principalmente para conservar e preservar os recursos naturais existentes no Município e Palmas e no Tocantins.
O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Câmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas no turno integral, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Vídeo de apresentação do curso
Conheça mais sobre a formação e as oportunidades que o curso de Engenharia Ambiental da UFT oferece para seu futuro profissional.
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.