Corpo Docente do curso de Engenharia Civil (Foto: Daniel dos Santos)
A Engenharia Civil é uma disciplina da engenharia que abrange o projeto, a construção e a manutenção de infraestruturas e estruturas civis, como edifícios, pontes, estradas, barragens e sistemas de abastecimento de água e saneamento. Esse estudo gira em torno de conhecimentos científicos e tecnológicos para enfrentar desafios relacionados à concepção, análise e execução de projetos, considerando aspectos como a segurança, a eficiência, a sustentabilidade e o impacto ambiental. Dessa forma, a Engenharia Civil ocorre de forma multidisciplinar através da colaboração com a arquitetura e outros especialistas, que garantem a realização de obras que atendam às necessidades da sociedade, promovendo o desenvolvimento das comunidades.
Após concluir a Graduação de Engenharia Civil, os graduados e graduadas podem trabalhar em empresas de construção civil, escritórios de projetos e consultoria, órgãos públicos de infraestrutura, indústrias de materiais de construção, instituições de pesquisa e ensino, entre outros. Além disso, podem atuar como empreendedores e gestores de obras, liderando equipes e acompanhando todas as etapas dos projetos.
Para ingressar nessa área é importante ter interesse pelo planejamento e construção de estruturas, bem como pelo desenvolvimento de projetos que promovam o bem-estar da comunidade. Habilidades analíticas, afinidade com cálculos, pensamento lógico, capacidade de trabalho em equipe, criatividade e habilidades de comunicação são fundamentais para o/a engenheiro/a civil, que precisa lidar com desafios técnicos, prazos e orçamentos. Além disso, pode ser um diferencial possuir um olhar atento aos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social, buscando soluções que sejam eficientes e ambientalmente conscientes.
O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UFT foi criado em 2007. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), planejado em 2009, abrange diversas possibilidades aos novos alunos. de modo dinâmico e facilitado, com o objetivo de formar profissionais de bases intelectuais sólidas, voltadas ao ramo científico e tecnológico. Diante do crescimento urbano tocantinense e do município de Palmas, a Universidade busca promover a estruturação necessária para garantir que os egressos atuem no planejamento e desenvolvimento civil. Durante os estudos, os discentes irão se integrar por meio de estágios supervisionados, que garantem o aprendizado de forma prática e diversa.
O curso também possui uma Empresa Júnior, fundada em 2014, que é reconhecida por sua excelência na produção de projetos e fiscalização de obras, além de ser modelo para empresas juniores no Tocantins e no Brasil.
O Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Câmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas no período integral, e duração mínima de dez meses (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.