A Engenharia Elétrica é uma área que se concentra no estudo e na aplicação de princípios relacionados à eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. Ela abrange uma ampla gama de áreas, desde o projeto de sistemas elétricos e eletrônicos até o desenvolvimento de tecnologias de comunicação e energia. As pessoas formadas nesse campo enfrentam os desafios da indústria e contribuem para o progresso tecnológico.
Nessa graduação, os egressos e egressas podem se destacar em setores como energia elétrica, automação industrial, telecomunicações, sistemas embarcados, eletrônica de potência, robótica, entre outros. Com a crescente demanda por soluções inteligentes e sustentáveis, os/as engenheiros/as elétricos/as são essenciais no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável, redes inteligentes, veículos elétricos e sistemas de automação avançados. Além disso, eles/elas desempenham um papel crucial em projetos de infraestrutura, construindo e mantendo redes de distribuição de energia e telecomunicações.
As pessoas interessadas em cursar Engenharia Elétrica devem ter uma afinidade natural com Matemática e Física, sendo capazes de aplicar esses conhecimentos de forma prática. A capacidade de raciocínio lógico e analítico é fundamental para resolver problemas complexos e tomar decisões precisas. Além disso, habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança são valiosas, pois essa graduação muitas vezes envolve colaboração em projetos multidisciplinares. Curiosidade, criatividade e disposição para aprender continuamente também são características importantes para se destacar na área, já que a tecnologia está em constante evolução.
O Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da UFT visa formar profissionais com habilidade de atuar no desenvolvimento científico e tecnológico de maneira criativa e inovadora, atuando no contexto local de Palmas e regional para fomentar o desenvolvimento no Tocantins. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2022, trouxe dinamização na sua estrutura curricular e mais oportunidades de práticas extensionistas aos estudantes.
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Câmpus de Palmasda UFT é presencial, com aulas no turno integral, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.