As Ciências Sociais Aplicadas lidam com processos de expressão humana e comportamento, padrões de comunicação nas relações interpessoais e interações sociais em diferentes culturas. O Jornalismo está envolvido nesse contexto funcionando como uma atividade informativa, realizada periodicamente e difundida por meio da imprensa, rádio, televisão e imprensa online. As pessoas formadas nessa área possuem a função de investigar, apurar e relatar os acontecimentos do mundo em nível local, regional, nacional ou internacional.
O Curso de Graduação em Jornalismo prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mundo da informação. Com isso, os egressos e egressas têm a possibilidade de trabalhar em diversos setores da comunicação, como o jornalismo impresso, televisivo, radiofônico e online. Além disso, é possível se especializar em assessoria de imprensa, produção de conteúdo para mídias digitais, edição de vídeos, fotojornalismo, entre outras áreas.
Para os/as interessados/as nesse curso, é interessante possuir boa comunicação oral e escrita, curiosidade intelectual, capacidade de pesquisa e senso crítico apurado. Os/as jornalistas precisam ser ágeis e possuirem fácil adaptação aos ambientes externos. Além disso, ter conhecimento sobre as novas tecnologias e sua aplicação no campo da comunicação é um detalhe imprescindível.
O Curso de Bacharelado em Jornalismo, inicialmente Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, foi criado em 1996, na então Universidade do Tocantins–UNITINS. Mais tarde, essa graduação passou a ser exclusivamente da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e sua criação veio atender a demanda do mercado da comunicação que, a exemplo de outros setores econômicos, se encontrava em franca expansão no estado e em Palmas. Os alunos e alunas contam com dois laboratórios para aulas ´práticas, sendo um para a experiência radialista e outra telejornalística.
O Curso de Graduação em Jornalismo doCâmpus de Palmas é ofertado presencialmente, com aulas nos turnos matutino e noturno, e tem duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2022)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.