A Medicina, é uma área que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões em seres humanos. Ela abrange uma ampla gama de especialidades e utiliza conhecimentos científicos, técnicas médicas e avanços tecnológicos para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes. Além disso, a medicina engloba a pesquisa médica, a educação médica e a saúde pública, visando melhorar continuamente a compreensão e o cuidado com a saúde em níveis individuais e populacionais.
Após a conclusão do Curso de Bacharelado em Medicina, os graduados e graduadas podem optar por se especializar em áreas como pediatria, ginecologia, cirurgia, cardiologia, neurologia, entre outras. Além disso, a formação médica também permite oportunidades de atuação em pesquisa científica, saúde pública, gestão hospitalar e medicina de família e comunidade.
Para ingressar nesta área, é importante que as pessoas interessadas possuam um sólido conhecimento científico, ter uma excelente capacidade de comunicação e empatia para estabelecer relações com os pacientes. O compromisso ético, a capacidade de trabalho em equipe, o raciocínio lógico, a habilidade de tomar decisões rápidas e precisas, bem como a resiliência diante dos desafios são características valorizadas nessa profissão.
Na UFT, o Curso de Graduação em Medicinafoi criado no ano de 2006, e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foi planejado no mesmo ano, proporcionando uma estrutura curricular dinâmica e com mais possibilidades aos estudantes, que podem completar sua formação sendo capazes de trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da saúde, adquirindo habilidades para intervir no processo de desenvolvimento regional tocantinense, propondo e realizando ações de saúde integral, no contexto na Amazônia Legal e do município de Palmas. Como egresso/a, reconhecer os valores ético culturais dos povos amazônicos e saber recorrer as necessidades de saúde das populações relacionadas também é pertinente à construção de sua graduação.
O Curso de Bacharelado em Medicina doCâmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas no período integral, e duração mínima de doze semestres (seis anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2019)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.