A Pedagogia é um campo do conhecimento que estuda os processos de ensino e aprendizagem, bem como as práticas educacionais em diferentes contextos. Ela se dedica ao estudo das teorias e filosofias educacionais, das políticas públicas relacionadas à educação e da gestão escolar. As pessoas formadas nessa área têm a função de compreender as relações entre educadores, estudantes, conteúdos e métodos de ensino, visando o desenvolvimento integral dos indivíduos.
Na Pedagogia, os pedagogos e pedagogas procuram analisar e refletir sobre os aspectos sociais, culturais e psicológicos que influenciam o processo educativo, buscando aprimorar as práticas pedagógicas e promover uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora. Os egressos e egressas se preparam para atuar tanto na Educação Básica, nas diferentes etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, quanto na educação de jovens e adultos. Além disso, podem desempenhar funções em espaços não formais de educação, como museus, organizações não governamentais e empresas, contribuindo para a elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e inclusivos.
Para ingressar nessa graduação, é fundamental que os/as estudantes possuam interesse genuíno pela educação e pelo processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é desejável ter habilidades de comunicação eficaz, capacidade de adaptação a diferentes contextos educacionais e um espírito colaborativo. Ser criativo/a, ter iniciativa e estar aberto/a a novas metodologias pedagógicas também são características valorizadas.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, originalmente advindo da UNITINS - Universidade do Tocantins, sofreu alterações em sua estrutura curricular e modelo de graduação no ano de 2004 e, posteriormente, em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que foi atualizado em 2022. Tais mudanças priorizaram a atuação dos/das profissionais com ênfase na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto local de Palmase regional.
O Curso de Graduação em Pedagogia do Câmpus de Palmas da UFT é presencial, com aulas no período noturno, e tem duração mínima de nove semestres (quatro anos e meio).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
2 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.