O universo das Artes Cênicas compreende toda e qualquer produção performática desempenhada em um local determinado e onde haja um público espectador. Essa área abrange o estudo e as práticas de expressão representativas, como o teatro, a música ou a dança. As pessoas formadas no campo teatral são capazes de desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a arte e produzir atuações versáteis e comprometidas com a sociedade.
Essa graduação tem como objetivo otimizar as habilidades dos discentes no campo do teatro alinhado à Pedagogia, por meio de aulas técnicas de interpretação, expressão corporal, dramaturgia e história teatral, enquanto aprendem a planejar e ministrar classes que estimulem o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes. Dentre as diversas oportunidades profissionais que contemplam os egressos e egressas do Curso de Licenciatura em Teatro estão o desempenho em projetos sociais e instituições culturais como pesquisadores, assessores teatrais em produções audiovisuais, professores de teatro na Educação Básica e nas escolas de arte, .
Na área do Teatro é fundamental ter paixão pela arte e pelo processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os licenciados devem ser comunicativos, criativos, pacientes e possuir sensibilidade artística, capacidade de reflexão crítica e empatia. A adaptação a diferentes realidades culturais também é um elemento valorizado nesse curso dinâmico e em constante evolução em Palmas.
Na UFT, o Curso de Licenciatura em Teatro da UFT foi criado em 2009 e a iniciativa de implantação do curso foi amadurecida tendo em vista a demanda da sociedade no Tocantins. No estado, havia poucos profissionais com formação formal em artes – sejam elas visuais, cênicas ou música - e, consequentemente, poucos professores dessas linguagens atuando na Educação Básica. Em 2022, seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) tornou a sua estrutura curricular mais dinâmica e com mais possibilidades para os/as estudantes.
O Curso de Graduação em Teatro do Câmpus de Palmasda UFT é presencial, com aulas no período noturno, e duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.