Esse site utiliza cookies
Câmpus da UFT passam a contar com internet mais rápida
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu um importante passo para fortalecer sua infraestrutura tecnológica. No dia 25 de outubro, a instituição recebeu a visita da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), representada pelo diretor da Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional, Gorgônio Barreto Araujo, acompanhado da analista de relacionamento com clientes da empresa, Sonia de Souza Silva de Melo. Os convidados foram recebidos pelo pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezari, representando o reitor Luís Eduardo Bovolato, e também pelo pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Werley Teixeira Reinaldo.
Durante o encontro, foram debatidos os desafios enfrentados pela UFT em 2024 no que diz respeito à conectividade e à segurança da informação. E, com a participação do coordenador do Ponto de Presença da RNP no Tocantins (PoP-TO), Juliano Rios, foram discutidas também novas perspectivas para projetos de conectividade que visam ampliar ainda mais o acesso à internet de alta velocidade na Universidade. Segundo Rios, a parceria entre a Universidade e a RNP trará ótimos frutos para ambas as partes, em especial para os desenvolvedores de projetos na área de Tecnologia da Informação (TI).
“A reunião entre a UFT e a RNP demonstrou o grande potencial desta parceria. Além de garantir uma nova conectividade mais robusta e mais opções de serviços de TI, pudemos explorar novas oportunidades em áreas como pesquisa, desenvolvimento de projetos sociais e formação de recursos humanos em segurança da informação. Essa colaboração estratégica fortalecerá a posição da UFT como um centro de excelência em ensino, pesquisa e inovação.", disse ele. E como um dos pontos altos da reunião, foram entregues novos links de internet para os câmpus de Arraias, Gurupi, Porto Nacional e Miracema.
A partir de agora, esses locais contarão com links de 1Gb/s. Como exemplo, temos os câmpus de Arraias e Miracema, ambos saindo da velocidade de 100MB para a de 1Gb/s, algo que representa um aumento de 1000%. Para o pró-reitor Werley Teixeira, os benefícios para os usuários de internet das universidades serão instantaneamente percebidos, colaborando com os projetos produzidos pelos estudantes, docentes e pesquisadores da Instituição. “Com a gigatização da internet nos câmpus do interior, com uma largura de banda maior, nossos alunos, professores e pesquisadores poderão acessar informações, recursos e ferramentas de forma mais rápida e ágil, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento científico na instituição.”, disse ele.
Conectividade Palmas
Palmas já conta com uma infraestrutura de rede completa e robusta, com dois links de 100Gb. Entretanto, a RNP está investindo ainda mais na cidade para garantir uma conectividade ainda mais estável e eficiente. A entrega de um novo link de alta capacidade visa aumentar a redundância da rede, minimizando o risco de interrupções no serviço e proporcionando uma experiência de internet ainda mais satisfatória para toda a comunidade acadêmica. Ou seja, duas redes passaram a modular para fornecimento de rede, garantindo a conexão em casos de falhas, pois terá a outra para substituir em casos de problemas com a principal.
Com informações da Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic)