Esse site utiliza cookies
Exato tem inscrições prorrogadas até a próxima segunda-feira (18)
Foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (18) as inscrições para o Exato - o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. As inscrições podem ser feitas exclusivamente via internet aqui. Caso a página de inscrições não abra corretamente, recomenda-se remover o "s" de "https://" na barra de endereços, ou tentar acessar de outro navegador.
Quem já se inscreveu e quem ainda vai se inscrever deve ficar atento ao prazo para pagamento da taxa de inscrição, que também foi prorrogado: pelo novo cronograma, o último dia para pagamento é terça-feira, 19, e a quitação do boleto é indispensável para a efetivação da inscrição. O valor da taxa é de R$ 70 para todos que não solicitaram isenção ou não tiveram seus pedidos de isenção deferidos.
As provas do Exato serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2024 em todos os municípios com câmpus da UFT: Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. Mais informações podem ser conferidas no site www.uft.edu.br/exato2024.
Mas afinal, o que é o Exato?
Realizado pela primeira vez este ano, o Exato é uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para modernizar as formas de acesso aos seus cursos de graduação. em consonância com os desafios da educação superior contemporânea.
De forma simplificada, o Exato vai substituir gradativamente o Vestibular da UFT a partir de 2025. Além disso, a nota do Exato vai poder ser utilizada em outros processos seletivos complementares para ingresso nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Tocantins.
Como assim?
A exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exato não é um processo seletivo em si, e sim um exame de habilitação. Assim como os estudantes utilizam a nota do Enem para acessar vagas do Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal (Sisu), eles poderão utilizar a nota do Exato para acessar vagas da UFT ofertadas em diferentes certames.
Importante ressaltar que o Vestibular 2025/1, com provas marcadas para domingo (17), está confirmado e acontece normalmente. Além disso, metade das vagas dos cursos de graduação da UFT continuarão a ser ofertadas pelo Sisu. Portanto, é importante que os estudantes façam tanto o Enem quanto o Exato.
Por que fazer o Exato?
Se você está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio, o Exato garante a você mais chances de ingressar na UFT, especialmente se você for estudante do estado do Tocantins. Isso porque a prova e os critérios de avaliação do Exato serão baseados nas características próprias da Educação Básica tocantinense (confira os conteúdos da prova no anexo 1 do edital de abertura do Exato 2024).
Embora estudantes de qualquer lugar possam fazer fazer o Exato, ele será mais regionalizado que o Enem, que é aplicado em todo o território nacional, assegurando mais oportunidades de acesso ao Ensino Superior para os estudantes do Tocantins e dos municípios de estados vizinhos.
Além disso, conforme previsto no edital, os resultados do Exato poderão ser utilizados como critério de ingresso em outras Instituições de Ensino Superior do Tocantins, mediante o estabelecimento de convênios e parcerias.
Para quem ainda está nos primeiros anos do Ensino Médio, também vale a pena fazer a prova a título de experiência para quando chegar a hora de se inscrever "pra valer" para tentar vagas no Ensino Superior.