Atenção!
UFT oferta curso sobre fungos e biocombustíveis com apoio da ONU
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do laboratório Laboratório de Microbiologia Geral e Aplicada (LMGA), oferecerá o curso internacional "Processos Microbianos em Agroenergia: Aplicações de Fúngicos e Leveduras para Produção de Biocombustíveis". A formação será realizada no Câmpus de Palmas, entre os dias 3 e 15 de outubro de 2025, e conta com financiamento da Organização das Nações Unidas (ONU), via Universidade das Nações Unidas (UNU).
De acordo com o professor Raphael Pimenta, o curso é fruto de uma parceria entre os programas de mestrado em Agroenergia Digital (PPGAD), Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e Bionorte (PPGBionorte). "Teremos professores renomados, tanto do país quanto do exterior, além da participação de estudantes brasileiros e estrangeiros, muitos dos quais financiados pelo próprio curso", destaca.
A oferta da formação representa um prestígio para a UFT, uma vez que a seleção das instituições que sediam e ofertam esses cursos é altamente concorrida. "Este ano, a UNU-Biolac teve um número recorde de inscrições, tornando a seleção ainda mais disputada. Apenas instituições reconhecidas por suas boas práticas em pesquisa conseguem esse financiamento", explica Pimenta. O professor ressalta que essa conquista coloca a universidade em evidência tanto no cenário nacional quanto internacional.
O curso tem foco na biotecnologia de fungos filamentosos e leveduras, com aplicações voltadas principalmente para a produção de biodiesel. No entanto, também abordará outras tecnologias que utilizam esses microrganismos para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.
O que é a UNU-Biolac?
A iniciativa faz parte da programação do Programa Universitário de Biotecnologia das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (UNU-Biolac) para 2025. Com 37 anos de atuação, o programa busca fortalecer a biotecnologia na região por meio da formação prática, transferência de tecnologia e cooperação Sul-Sul. Essas atividades são consideradas cruciais para impulsionar a sustentabilidade, a saúde e o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.
A UNU, instituição global da ONU, completará 50 anos em 2025 e mantém seu compromisso de gerar conhecimento, parcerias e impacto para promover a paz e a sustentabilidade com base em evidências científicas.
