Esse site utiliza cookies
Provas do Exato serão aplicadas neste domingo (15)
Cerca de 3,9 mil inscritos devem fazer a prova da primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, o Exato, neste domingo (15). O exame é uma novidade nas formas de ingresso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e será utilizado, no primeiro semestre de 2025, para selecionar estudantes para as vagas remanescentes do Vestibular e do Sisu.
A prova será aplicada nos câmpus da UFT em Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. Em Palmas, também haverá aplicação no câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Um total de 395 profissionais estão mobilizados para aplicação das provas, entre supervisores, fiscais, transcritores, carregadores, equipes de limpeza, segurança e atendimento médico. A operação logística conta com o apoio da Polícia Militar do Tocantins.
Os participantes precisarão responder 72 questões de múltipla escolha com conteúdos do Ensino Médio, além de elaborar uma redação. Pela manhã serão realizadas as provas de "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias", "Matemática e suas Tecnologias" e a prova de redação, com um tempo de quatro horas. No turno da tarde as provas abordarão as áreas de "Ciências Humanas e suas Tecnologias" e "Ciências da Natureza e suas Tecnologias", com tempo de três horas de duração.
Conforme o edital, o tema da redação será selecionado entre um dos seguintes macrotemas: Meio Ambiente: sustentabilidade, clima e modos de produção; Tecnologia e inovação na sociedade contemporânea; Diversidade cultural e território; ou Povos originários e comunidades tradicionais.
Para ficar atento
Os candidatos devem consultar previamente seus locais de prova na lista divulgada pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) e ficar atentos aos horários de acesso aos blocos: pela manhã, os portões serão fechados às 8h, e à tarde às 14h30. A abertura dos portões acontece uma hora mais cedo e é importante chegar com antecedência para os procedimentos de identificação.
A apresentação de documento de identidade oficial e original com foto é obrigatória para todos os participantes. Não serão aceitos documentos digitais apresentados no celular ou impressos, mesmo que as cópias sejam autenticadas. A lista de documentos aceitos consta no item 6.3 do edital.
Quem tiver o documento perdido ou furtado pode apresentar um boletim de ocorrência (B.O.) para fazer uma identificação especial, mas só serão aceitos registros expedidos há no máximo 60 dias. Além disso, os candidatos devem apresentar o B.O. original impresso e cópia.
Os candidatos só poderão deixar os locais de prova após transcorridos 90 minutos do início da aplicação, quando termina o período de sigilo.
Não será permitida a utilização de lápis ou lapiseiras, apenas caneta esferográfica de tinta preta ou azul fabricada em material transparente.
Os participantes podem levar lanche, mas devem evitar alimentos que fazem ruído ou que tenham odor forte. Além disso, comidas e bebidas devem estar armazenadas em embalagens transparentes sem rótulos. Quer dizer, no caso de alimentos industrializados, eles devem ser retirados das suas embalagens originais e colocados em sacos ou potes transparentes.